João Mota cobra a criação de um Centro de Prevenção e Tratamento da Obesidade

A questão do excesso de peso e obesidade tornou-se, nos últimos anos, um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que, em 2025, cerca de 700 milhões de adultos no mundo sejam obesos e 2,3 milhões estejam com sobrepeso. No Brasil, a obesidade é um dos problemas que mais afeta a população. Apesar do aumento da incidência da doença e dos problemas relacionados, o excesso de peso ainda não é abordado de forma adequada, por isso, o vereador João Mota (DC) através do Requerimento 385/2020 cobra da Administração Municipal informações sobra e criação de um Centro de Prevenção e Tratamento da Obesidade.

De acordo com a propositura, o local visa ajudar pacientes com excesso de peso através de tratamento clínico ou cirúrgico e é formado por uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados no tratamento do excesso de peso (endocrinologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos).

Visando a segurança no trânsito paulinense, o parlamentar fez ainda duas solicitações pedindo melhorias na sinalização de trânsito e a instalação de uma lombofaixa, por acreditar que tais medidas minimizam os acidentes nas vias públicas.

Na Indicação 565/2020 João Mota solicita melhorias na sinalização de solo horizontal e vertical da Avenida Catarina Perozzo Vedovello, no Bom Retiro, após ser procurado por moradores do local que relataram a necessidade de melhorias no local.

Já na Indicação 564/2020, o parlamentar sugere a instalação de uma lombofaixa na Rua Diogo Antonio Feijó, na altura do número 215, no João Aranha, próximo a uma borracharia ali existente. A medida se justifica por ser um local de transito intento tanto de veículos como de pedestres, em ambos os sentidos.

O representante do DC ainda destaca em sua propositura a importância das lombofaixas como ferramenta para mobilidade urbana, uma vez que melhora as condições de acessibilidade e segurança dos pedestres nas vias públicas, amplia a visibilidade da travessia dos pedestres e reduz a velocidade dos automóveis, prevenindo acidentes e possíveis mortes.

Texto: Thiago Henrique
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia