João Mota sugere Hemocentro para ampliar doações de sangue na região

O vereador João Mota (DC) defende a criação de Hemocentro na cidade, para estimular a doação de moradores de toda a região e também tornar mais fácil a oferta aos pacientes que precisam. Segundo ele, Paulínia poderia se tornar referência nesse tipo de atendimento.

“Tendo em vista a grande capacidade tecnológica do município, tanto no Hospital Municipal como nas UBSs localizadas nos bairros, é perfeitamente viável o abrigo de uma estrutura para a pesquisa e coleta de hemoderivados, o que também facilitaria em muito o envolvimento da população nas campanhas de doação de sangue”, diz a Indicação 407/2021.

Ainda na área da saúde, o vereador propõe programa de apoio psicológico aos profissionais do setor que atuam na linha de frente contra a Covid-19. “Os longos e desgastantes turnos, realizados sob total tensão devido aos grandes riscos representados pela atuação em UTIs, por exemplo, acabam por extenuar tais profissionais tanto física quanto mentalmente”, alerta na Indicação 409/2021.

João Mota também propõe parcerias com clínicas do município, com o objetivo de ampliar atendimentos nas especialidades de Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional; e designação de fisioterapeutas para pacientes do programa Saúde em Casa, além de cobrar informações sobre dedetização e limpeza das ruas no entorno da mata do bairro Vida Nova.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Daiane Mendonça e Ésio Mendes/ Governo de Rondônia