Podólogo em unidades de saúde é proposta do vereador João Mota

O vice-presidente da Câmara, João Mota (DC), pede que a Prefeitura inicie atendimento de podologia nas unidades básicas de saúde (UBSs) e no Hospital Municipal. Ele afirma que o cuidado com os pés não se trata apenas de estética e embelezamento, pois envolve o tratamento de doenças de pele, ungueais (abaixo das unhas) e estruturais, evitando brechas para infecções mais graves.

Algumas cidades do país já incluíram esses profissionais na rede de saúde. “Como especialização paramédica, a Podologia preenche uma lacuna no tratamento das patologias dos pés, participando de forma multidisciplinar com outras áreas da saúde como ortopedia, dermatologia, angiologia, reumatologia, fisioterapia e outras”, afirma a Indicação 10/2021.

O vereador solicita ainda, na Indicação 8/2021, que a Prefeitura amplie o número de motoristas de ambulâncias disponíveis para o transporte de pacientes que precisam passar por exames fora da cidade, para maior agilidade de horário.

João Mota também sugere melhorias na iluminação da Lagoa do João Aranha; instalação de placas indicativas das ruas no bairro do São José II e redutor de velocidade na rua Ositha Sigrist Pongeluppi, no bairro Morumbi.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Cetam/ Governo do Amazonas