Para João Mota, é preciso programa para atender pessoas com asma e bronquite

O vereador João Mota (DC) sugere programa municipal para atender crianças, adolescentes e idosos com asma e bronquite. Segundo a Indicação 286/2021, esses grupos precisam de atenção especial no tratamento de doenças respiratórias. Mesmo sem cura, elas podem ser controladas, permitindo que a pessoa tenha uma vida produtiva e ativa.

João Mota também defende agendamento telefônico de consultas na rede pública de saúde, com prioridade aos maiores de 60 anos e às pessoas com deficiência. “O atendimento preferencial que ora se propõe deverá ser realizado na própria unidade de saúde onde o paciente fez o cadastro anteriormente, podendo então agendar por telefone as próximas consultas”, sugere ele.

Bastaria que o usuário informasse dados da carteira de identidade ou do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), “sem a espera em filas e evitando aglomerações, respeitando a situação atual que enfrentamos com a Covid-19”, diz a Indicação 285/2021.

O vereador ainda propõe mutirão de testes do coronavírus aos moradores de rua do município, garantindo a eles mais informações e suporte; além de desinfecção das áreas internas e externas de todas as UBSs, com o objetivo de evitar a propagação da doença. Já a Moção 31/2021 comemora duas datas importantes do dia 21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down e o Dia Internacional contra a Discriminação Racial.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Planserv BA