João Mota ressalta a importância de orientadores pedagógicos nas escolas municipais

“Na instituição escolar, o orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles; com a escola, na organização e realização da proposta pedagógica; e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis” é o que afirma o vereador João Mota (DC) na Indicação 296/2020, que sugere à Administração Municipal, a presença de orientador escolar/orientador pedagógico, nas escolas municipais.

Na Indicação 297/2020, o parlamentar solicita a aquisição de aparelho de emissões otoacústicas, para a realização do teste de orelhinha nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) do município.

No texto da solicitação, João Mota informa que o teste de emissões otoacústicas é um método para identificação de perda auditiva em recém-nascidos e que a triagem auditiva neonatal universal, por meio do teste da orelhinha, é capaz de detectar deficiências auditivas desde o nascimento, possibilitando o diagnóstico e o tratamento precoce de eventuais problemas.

A pandemia do Covid-19 que tanto tem afetado o Brasil e demais países do mundo também foi objeto de preocupação do vereador e originou a Indicação 295/2020, que propõe ao Executivo a disponibilidade de toalhas de papel em todos órgãos públicos da cidade.

A medida se faz necessária, para que as pessoas possam fazer uma higiene mais adequada não somente para a limpeza das mãos, como também de objetos que acharem necessários e deverão ser disponibilizados não somente em banheiros, ou próximo a pias, mas também ao lado de dispensadores de álcool.

Texto: Thiago Henrique
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia