João Mota sugere cursos pré-vestibulares gratuitos para população de baixa renda

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente no quesito qualificação profissional, o vereador João Mota (DC) sugere (Indicação 1123/2019) que o Executivo forme parcerias com escolas privadas para oferecer gratuitamente cursos pré-vestibulares à população de baixa renda do município.

De acordo com o parlamentar, a medida facilitará a vida de estudantes do ensino público que têm dificuldades de pagar um cursinho rumo à universidade e, assim, poder competir a uma vaga na área escolhida em condições de igualdade.

Na Indicação 1124/2019, João Mota alerta para uma das principais doenças que atingem os idosos: a depressão. Segundo a propositura, cerca de 15% dos idosos apresentam sintomas depressivos e 2% sofrem de depressão grave.  “Esses números são ainda maiores entre os idosos internados em asilos ou hospitais”, diz o texto.

Ele sugere ao Executivo que a rede municipal de saúde promova pesquisa entre seus pacientes com 60 anos ou mais, visando identificar a presença da depressão e, a partir daí, desenvolver ações para combater a doença e melhorar a qualidade de vida dos idosos.

Já a imprudência de motoristas em alta velocidade pela Avenida Ferdinando Viacava, na altura do Residencial Aurora, é o tema da Indicação 1125/2019 do parlamentar. Ele pede ao Executivo a instalação de redutor de velocidade no local para frear os apressados e proporcionar mais segurança no trânsito.

Texto: Thiago Henrique
Imagens: Câmara Municipal de São José dos Campos – SP