José Soares propõe arteterapia e intérpretes de Libras na rede de saúde

O vereador José Soares (Republicanos) sugere programa de arteterapia a pacientes com câncer em tratamento na rede SUS da cidade, com desenho, pintura, música e palhaços, por exemplo. Segundo ele, a iniciativa poderia ajudar na autoestima e estimular que as pessoas expressem sentimentos e tensões.

A Indicação 1188/2021 também defende oficinas de costura e peruca, além de banco de lenços, com coleta de doações aos pacientes. O parlamentar afirma que esse tipo de programa já existe em outros municípios, como em Paranaguá (PR).

José Soares ainda pede disponibilidade de tradutor e intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) na rede de saúde, para garantir correto atendimento à comunidade dos surdos. Nem todos têm acompanhantes que saibam transmitir informações em consultas e exames, conforme a Indicação 1189/2021.

As propostas do vereador incluem projeto de jardim sensorial nas escolas de ensino fundamental; mapa dos pontos turísticos de Paulínia; praça com academia ao ar livre e playground no bairro Marieta Dian; melhorias no bairro Bonfim e questionamento sobre a forma como é fiscalizada a manutenção dos ônibus.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia