José Soares pede assentos preferenciais em ginásios e estádios

O vereador José Soares (Republicanos) sugere a reserva de assentos para pessoas com deficiência e idosos em estádios, ginásios e outros lugares de circulação pública. O objetivo é trazer segurança para quem tem deficiência ou mobilidade reduzida em espaços inclusivos.

José Soares também defende a educação humanizada para pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA). Uma proposta busca criar a “sala do silêncio” nas escolas municipais, um espaço de apoio para esses estudantes em momentos de necessidade.

Outra iniciativa visa abrir turma de natação municipal para acolher crianças autistas. O vereador defende que o objetivo não é segregar, e sim disponibilizar profissionais específicos, evitar filas de espera a esse público e melhorar a coordenação motora e a interação social.

Ele ainda sugere sistema traffic calming, com o objetivo de prevenir acidentes e promover a segurança dos moradores, pedestres e condutores de veículos no município; central de achados e perdidos, administrada pelo Poder Público municipal; e incentivos fiscais para imóveis residenciais e comerciais que implantarem sistema de energia fotovoltaica.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Heldner Costa/ CMBH

Texto: Lizandra Lima (Estagiária)