José Soares quer construir rampas de acessibilidade em pontos de ônibus de Paulínia
O vereador José Soares (Republicanos) solicita construir rampas de acessibilidade nos pontos de ônibus do município. A medida visa garantir mais segurança e autonomia para as pessoas com necessidades especiais, permitindo que utilizem o transporte público de forma digna e acessível.
Atualmente, algumas dessas estruturas já estão adaptadas com rampas para pessoas com deficiência, mas muitas ainda carecem dessa adequação, como, por exemplo, o bairro Vida Nova, o que dificulta a mobilidade de quem possui deficiência física ou mobilidade reduzida
Ele também indica o programa “Adote uma Praça” no município, com base nas Leis nº 1.430/1991 e nº 2.479/2001, que visa reduzir custos de manutenção para a administração pública, ao mesmo tempo em que empresas parceiras podem expor placas indicativas de colaboração.
O programa permite que empresas privadas, cidadãos ou entidades locais firmem Termo de Cooperação com a Prefeitura para realizar serviços de jardinagem, conservação e manutenção em praças e áreas verdes da cidade.
Demais propostas são viabilizar um mutirão de consultas e cirurgias ginecológicas; palestras e campanhas educativas sobre uso e locais corretos para soltar pipa e conceder isenção do IPTU para pessoas diagnosticadas com câncer, enquanto estiverem em tratamento oncológico.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).
Imagem: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
Texto: Lizandra Lima (Estagiária)