Clínica de hemodiálise e distribuição de fraldas são propostas de José Soares

O vereador José Soares (Republicanos) sugere que a Prefeitura instale clínica de hemodiálise em Paulínia, para atendimento da população via SUS. No procedimento, uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho dos rins: retira resíduos prejudiciais do corpo, controla a pressão arterial e ajuda no equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.

Hoje, quem necessita do tratamento é encaminhado às cidades vizinhas. José Soares afirma que essa situação “implica no aumento de desgastes dos pacientes, uma vez que o tratamento apresenta reações desconfortáveis, fazendo com que alguns se sintam mal no trajeto de retorno”. Um centro ou espaço próprio do município amenizaria esse sofrimento, segundo a Indicação 857/2021.

Outra proposta solicita programa de entrega gratuita de fraldas descartáveis às famílias de baixa renda, com crianças até dois anos de idade. A ideia é fazer a distribuição por meio das Unidades Básicas de Saúde, localizadas em vários bairros da cidade. De acordo com o Requerimento 669/2021, a iniciativa já existe em Araraquara, para cadastrados cuja renda seja de até um salário mínimo, com entrega de no máximo 120 unidades por mês.

O vereador pede ainda novo posto de vacinação contra a Covid-19, que desobrigue o agendamento para quem tem a partir de 45 anos; reparo do guardrail da avenida dos Imigrantes, no bairro Parque da Figueira; e isenção do IPTU a pessoas contempladas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Propõe também concessão dos serviços de charretes e trenzinho como alternativa de fortalecimento do turismo e geração de empregos no município.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia