José Soares defende mais linhas intermunicipais para Campinas, Sumaré e Hortolândia
O vereador José Soares (Republicanos) solicita a ampliação do transporte intermunicipal oferecido pela EMTU. Ele quer atender à crescente demanda da população que utiliza o serviço nos horários de pico, especialmente entre os municípios de Paulínia e Campinas; e ainda, Hortolândia e Sumaré.
Atualmente, o transporte intermunicipal já é utilizado por muitos cidadãos, mas nos períodos da manhã e fim de tarde os ônibus estão superlotados. Além disso, segundo José Soares, moradores de Paulínia que necessitam se deslocar para Hortolândia e Sumaré enfrentam dificuldades, pois, por limitações financeiras, precisam fazer transferências em Campinas, o que torna o trajeto mais demorado e desconfortável.
Outra proposta do vereador visa a implantar um posto de atendimento do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no bairro Residencial Bom Retiro, com o objetivo de ampliar o acesso da população a serviços de apoio social, especialmente para as famílias em situação de vulnerabilidade social e garantir maior proximidade e acessibilidade para a população local.
O município de Paulínia já conta com três unidades do CRAS, localizadas nos bairros Jardim Planalto, João Aranha e Jardim Monte Alegre. No entanto, devido a problemas econômicos e à falta de conhecimento sobre os serviços disponíveis, a demanda por esse tipo de atendimento tem aumentado significativamente.
Demais propostas implicam em substituir toldo de cobertura da Escola Municipal Nelson Alves; manutenção e adequação nas instalações dos banheiros do Complexo Paulínia Rodoviária Shopping e campanhas de proteção animal e conscientização da posse responsável no município.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).
Texto: Lizandra Lima (Estagiária)
Imagem: João Lucas/ Senac