José Soares propõe abrigos para idosos com Alzheimer e mulheres vítimas de violência

A necessidade de políticas públicas específicas para idosos, especialmente os acometidos pelo mal de Alzheimer (Estágio 3), e mulheres vítimas de violência doméstica provocou duas Indicações as de 344 e 345/2020 respectivamente, do vereador José Soares (Republicanos) ao Chefe do Poder Executivo Municipal.

Segundo o parlamentar, o Centro de Geriatria e Gerontologia de Paulínia, que também serve de creche, não possui estrutura para atender todos os idosos que necessitam de acolhimento. “Muitos aguardam na fila há anos”, afirma. Por isso, Soares sugere a construção de um novo espaço para atender os idosos que necessitam de cuidados em período integral, mas não têm quem faça isso.

“Para proteger e garantir seus direitos e proteção”, argumenta o vereador, na propositura para uma “Casa de Acolhimento para Mulheres” com assistência social, psicológica e jurídica. O local deverá funcionar como uma residência temporária para as vítimas e ter sua localização protegida por sigilo.

Na Indicação 346/2020, José Soares propõe a criação do programa “Cidade Solidária”, que visa  estimular doações de todas as naturezas para amenizar o impacto da pandemia da Covid-19, especialmente na população mais vulnerável.  Os donativos serão canalizados para instituições e ONGs do município, devidamente legalizadas.  No campo do meio ambiente, o vereador solicita ao Executivo – Indicação 347/2020 – um Plano Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas. Segundo ele, as queimadas resultam do mau hábito de colocar fogo em lixo, terrenos baldios, áreas de córregos e beiras de rodovias.

“Considerando a solicitação dos munícipes que utilizam a via para se deslocar e a recente construção de um empreendimento, solicito ao Executivo que viabilize um retorno na Avenida Catarina Perozzo Vedovello, 571, no bairro Parque Bom Retiro”, justifica o vereador na Indicação 348/2020 para facilitar a mobilidade urbana naquela localidade e que, segundo ele, não vai gerar nenhum prejuízo para o trânsito na referida via pública.

Texto: Thiago Henrique
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia