José Soares propõe construção de creche e EMEI no bairro Serra Azul

A falta de unidades escolares de educação básica no Serra Azul é levantada pelo vereador José Soares (Republicanos) na Indicação 93/2020.  Em atendimento a solicitações de moradores, a propositura do parlamentar sugere a construção de uma creche e de uma escola municipal de ensino infantil (EMEI) no bairro.  “É notória a necessidade, diante do significativo número de crianças do Serra Azul, que não tem estrutura para a primeira etapa de educação básica”, afirma ele.

Ainda para o Serra Azul, o vereador pede (Indicação 94/20120) a construção de uma quadra poliesportiva no bairro, “visando o lazer e a interação social” dos moradores, além de o local poder ser utilizados para os mais diversos eventos esportivos. “Sabemos que a prática de esportes, principalmente para os jovens, traz inúmeros benefícios como socialização, amizades, controle emocional, condicionamento físico, entre outras benesses”, ressalta ele. Já para melhorar a mobilidade urbana na mesma região, José Soares solicita, através da Indicação 96/2020, a criação de um retorno de acesso ao Serra Azul, e, também, a instalação de sinalização de trânsito no bairro.

Reforçando que a sinalização de trânsito tem por objetivo organizar a circulação de veículos e pessoas, mas principalmente garantir a segurança da população, o parlamentar apresentou a Indicação 95/2020, na qual solicita à Prefeitura Municipal a repintura das faixas de pedestres em toda a extensão dos bairros João Aranha, São José I e São José II. “Encontram-se quase que totalmente apagadas, trazendo assim grande risco à travessia de pedestres, principalmente nos horários picos”, afirma.

No Requerimento 63/2020 José Soares verifica junto ao Executivo a possibilidade de um projeto similar ao antigo Lixo Zero, que tinha como base a integração de serviços como educação ambiental, limpeza urbana, coleta seletiva, coleta convencional, processamento dos materiais recicláveis, tratamento dos resíduos orgânicos e destinação final dos rejeitos.

O vereador acredita que a volta desse tipo de programa permitirá: a redução da geração, a reutilização, a reciclagem, a redução do volume de resíduos coletados e a redução do volume dos rejeitos destinados ao aterro sanitário, que acarretará para o município objetivos a curto e longo prazo. Sendo no primeiro caso, melhora na prestação dos serviços, aumento do volume de materiais reciclados, redução do volume de rejeito destinado ao aterro sanitário; enquanto no segundo, transformação de 100% dos resíduos sólidos urbanos em produtos e aproveitamento energético e a consequente não utilização do aterro sanitário como destinação final.

Texto: Thiago Henrique
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia