José Soares propõe uma espécie de calendário alternativo de vacinação

O vereador do Republicanos, José Soares, sugere que a Prefeitura Municipal crie alternativas para vacinar as pessoas que não puderam participar, dentro dos calendários oficiais preestabelecidos, das campanhas de imunização realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Para poderem marcar outro dia e horário”, afirma ele, na Indicação 934/2020.

Na Indicação 935/2020, o parlamentar solicita playground adaptado para pessoas com deficiência física nos Parques Ecológico, Centro, e da Amizade, no Alto de Pinheiros. “Para os pequenos que possuem necessidades especiais ou mobilidade reduzida, o parquinho vai além de um local para lazer. Ele promove o exercício da coordenação motora e, de certa forma, possibilita o trabalho psicológico e a terapia ocupacional, ou seja, faz parte do tratamento das crianças”, enfatizou.

José Soares também propõe maior oferta de “cursos e oficinas” da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), no âmbito municipal. “Sabe-se que é o principal meio de comunicação entre as pessoas com deficiência auditiva, sendo um recurso de legitimidade e garantia à identidade surda, uma vez que a utilização desta língua facilita a comunicação entre surdos e também ouvintes devendo ser cada vez mais oportunizada seu uso, assegurando assim os direitos como cidadãos e o respeito às diferenças”, diz o texto da Indicação 936/2020, encaminhada ao Poder Executivo da cidade.

Um terreno localizado na Rua Catarina Perozzo Vedovello, no Bom Retiro, é tema da Indicação 937/2020, de José Soares. De acordo com o parlamentar, a área pertencente ao município e vem sendo usada por moradores como garagem e depósito de materiais inservíveis. Além disso, lixo orgânico são despejados nas caçambas que existem no local, o que gera muitos transtornos à comunidade local. “Considerando que há Leis em vigência que regulam os cuidados com terrenos por parte de proprietários privados, gostaríamos de solicitar o mesmo zelo por parte das propriedades públicas”, afirmou o vereador. Ele solicitou a retirada das caçambas e a limpeza do local.

Enquanto que no Requerimento 621/2020, o republicano cobra respostas quanto a implantação de um sistema que agilize tanto os atendimentos quanto os agendamentos de exames médicos. A medida visa dar celeridade ao atendimento de usuários do sistema público de saúde e assim resolver os problemas da saúde pública local.

Texto: Thiago Henrique
Imagens: Governo do Estado de Mato Grosso/