Receita médica com símbolos ajuda paciente a cuidar da saúde, diz José Soares

Um procedimento simples pode melhorar o tratamento de quem procura a rede municipal de saúde. É o que defende o vereador José Soares (Republicanos) ao propor que a Secretaria de Saúde adote sistema de símbolos e legendas nas receitas médicas destinadas aos pacientes.

Ele diz que a iniciativa já tem sido adotada por todo o país, como forma de democratizar o acesso à informação e garantir que cada cidadão consiga utilizar remédios de forma autônoma.

“É comum que pessoas alfabetizadas tenham dificuldades em compreender a letra de profissionais da saúde, isso se agrava ainda mais quando o indivíduo não é alfabetizado e não consegue compreender os nomes e horários das medicações, o que acarreta em uma série de fatores que podem ser prejudiciais”, diz a Indicação 261/2021.

José Soares também propõe que funcionários da limpeza urbana, principalmente coletores de lixo, sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. Esses profissionais estão expostos aos riscos de contaminação por terem contato com resíduos sólidos das residências, conforme a Indicação 363/2021.

O vereador solicita ainda campanha de conscientização de limpeza e conservação de áreas públicas; novos pontos de ônibus na rua Argeo Piva, no bairro Santa Terezinha; nomeação de um engenheiro de tráfego para o município; e autuação aos donos de animais de grande e médio porte soltos nas ruas.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Felipe Luchete
Imagens: Reprodução/