José Soares sugere energia solar em escolas e integração com associações de bairros

Instalar painéis de energia solar em prédios públicos, como escolas, unidades de saúde e órgãos da Prefeitura, é proposta do vereador José Soares (Republicanos). Ele afirma que é dever do poder público investir em fontes renováveis, gerando menos poluição ambiental.

José Soares também defende o programa Bairros Saudáveis: a Prefeitura poderia apoiar projetos apresentados por associações, coletividades, organizações não governamentais, movimentos cívicos e organizações de moradores.

Assim, haveria oportunidade para os bairros promoverem debates, mutirões de coleta de material reciclável, caminhadas e práticas de esportes, por exemplo. “Essas ações irão aumentar o envolvimento da população na solução dos problemas locais, desenvolvendo a cidadania e melhorando a qualidade de vida”, afirma o vereador.

Ele pede ainda ampliação do projeto Jovem Aprendiz; campanha de conscientização sobre a apraxia de fala na infânciareparos no Fontanário e parada de ônibus na avenida João Aranha, em frente ao supermercado. Também cobra informações sobre a implantação de uma unidade de atendimento do Cras, no bairro Edith Campos Fávero.

A proposta de energia fotovoltaica em prédios públicos está em sintonia com o ODS 12 – Consumo e Produções Responsáveis. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Texto: Felipe Luchete.