José Soares sugere fim da cobrança de taxa para religar água e luz

Com foco na população de baixa renda do município, o vereador José Soares (Republicanos) sugere na Indicação 142/2020 que o Poder Executivo estude uma forma de proibir a taxa de religação cobrada dos consumidores que tiveram os serviços de água (Sabesp) e luz (CPFL) cortados, por falta de pagamento. De acordo com a propositura, a cobrança do encargo “resulta em mais prejuízo econômico” para os inadimplentes mais necessitados.

Outro estudo sugerido ao Executivo pelo parlamentar, por meio da Indicação 141/2020, diz respeito aos níveis de escolaridade exigidos para concursos públicos. José Soares propõe que pessoas com diploma de ensino superior não possam participar de concursos que exigem escolaridade inferior, da mesma forma que quem tem apenas o ensino fundamental ou médio não pode disputar vagas de nível superior.

Na Indicação 140/2020, o vereador propõe a implementação de políticas públicas voltadas para incentivar o plantio privado de árvores no município.  Segundo a propositura, o principal objetivo é fazer o Poder Público “pensar nas árvores” como aliadas potenciais da saúde pública. “Imagine se houvesse uma ação simples que os líderes da cidade pudessem tomar para reduzir a obesidade e a depressão, melhorar a produtividade, aumentar os resultados educacionais e reduzir a incidência de asma e doenças cardíacas entre seus residentes. As árvores urbanas oferecem todos esses benefícios e muito mais”, diz o texto da Indicação.

José Soares afirma, na Indicação 139/2020, que a iluminação das quadras poliesportivas do município está precária, e cobra providências do setor municipal competente. De acordo com o vereador, a maioria das pessoas que praticam atividades físicas trabalha durante o dia e, por isso, só podem utilizar esses espaços públicos à noite.

Texto: Thiago Henrique
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia