Juninho Lalupe propõe ampliar Bolsa Cuidador para responsáveis por autistas
O vereador Juninho Lalupe (Republicanos) propõe incluir o benefício Bolsa Cuidador para responsáveis de pessoas autistas de nível 3. Atualmente a lei municipal (nº 4.164, de 10 de novembro de 2022), que regula o pagamento da bolsa, não atende os familiares de grau mais severo de autismo na cidade.
Segundo o vereador, a alteração da lei se faz necessária devido a características do problema, como dificuldade para se comunicar, comportamentos repetitivos, isolamento e pouca autonomia, que implicam na necessidade de um acompanhamento médico e suporte familiar.
Outra proposta de Juninho nessa área discute instalar a “Clínica Escola do Autista”, um modelo de escola clínica do transtorno do espectro autista, dedicada às pessoas com essa dificuldade, que teria capacidade para realizar mais de mil atendimentos mensais.
Lalupe afirma que as instalações da clínica visam oferecer serviço especializado clínico e terapêutico com equipe transdisciplinar; professor especialista, psicopedagogo e pedagogo; educadores físicos e de arte; psicólogo e neuropsicólogo; fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e outras ocupações médicas necessárias para atendimento da população autista.
Ele ainda indica instalar câmeras de monitoramento na avenida Pedro Antonio Bordignon, no bairro São José, e poda de árvores na rua Lotaldo Sacomandi.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).
Imagem: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília
Texto: Lizandra Lima (Estagiária)