Loira cobra novo Plano Diretor para Paulínia

O presidente da Câmara Antônio Miguel Ferrari, o Loira (DC) cobrou durante a 2ª Sessão Ordinária um novo Plano Diretor para o município. No Requerimento 79/2020, o vereador cobra do Executivo informações quanto ao projeto e prazos para criação de um novo plano.

No texto, o parlamentar alerta que o Plano Diretor é o principal instrumento da política urbana brasileira e serve de base para o planejamento dos municípios, conforme se é estabelecido no Estatuto das Cidades (Lei 10.257/2001), que é elaborado pelo Poder Executivo (Prefeitura) e aprovado pelo Legislativo (Câmara de Vereadores), e estabelece regras, parâmetros, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento da cidade.

Loira ressalta a importância de um Plano Diretor eficiente para o município: “O Plano Diretor organiza essa expansão urbana e é uma necessidade aguardada há tempos. Ele tem que ser seguido e respeitado, não importa qual gestor esteja ocupando a cadeira”, afirma.

A falta de professores no curso de Enfermagem da ETEP (Escola Técnica de Paulínia) motivou o Requerimento 78/2020. Nele, o vereador alerta sobre o déficit desses profissionais em algumas unidades de ensino municipal, fazendo com que muitos alunos sejam dispensados ou com aulas vagas, em especial no estabelecimento educacional localizado em Betel, que acaba afetando o ano letivo dos alunos e a qualidade do ensino.

A construção de uma calçada na rua Geni Nemésio de Melo, no Vida Nova é a proposta da Indicação 113/2020. Nela há a informação que moradores e pedestres da região do bairro sofrem com a falta desse tipo de passeio público e com isso precisam se arriscar andando na rua com um grande risco de serem atropelados pelos carros que ali passam próximos. A propositura tem por objetivo, promover acessibilidade e principalmente segurança neste local.

Já na Indicação 114/2020 Loira solicita ao Executivo operação tapa-buracos na rua Almirante Tamandaré, próximo ao nº 927, no Jardim Calegaris. A medida se faz necessária pois o local possui tráfego considerável de veículos, e vem sendo alvo constante de reclamações dos moradores, em razão do asfalto que se encontra comprometido.

Texto: Thiago Henrique
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia