Loira sugere concursos literários para incentivar escritores de Paulínia

O vereador Loira (DC) sugere editais e concursos literários aos escritores locais, com direito a premiações e oportunidades de publicação. Essas iniciativas reconhecem talentos, incentivam a produção de obras e fortalecem a identidade cultural de Paulínia, diz.

Ainda na área da literatura, indica expansão de bibliotecas pela cidade. Outra ideia de Loira é incentivar o esporte amador, com espaços públicos adequados e apoio técnico e estrutural para treinamentos e competições.

O vereador solicita conscientização sobre posse responsável de animais de estimação. O objetivo é promover ações e campanhas, distribuindo materiais informativos e orientações sobre alimentação adequada, vacinação, higiene, esterilização e cuidados veterinários.

Ele também sugere parcerias com clínicas veterinárias, ONGs de proteção animal, escolas e associações comunitárias para realizar palestras, workshops e atividades educativas em locais estratégicos da cidade. Ainda pede aulas de educação ambiental nas escolas.

Além disso, propõe projeto de intervenção social para as pessoas em situação de rua no município: envio para atendimento especializado, acompanhamento social e psicológico e atividades ocupacionais que contribuam para a reinserção na sociedade.

A proposta está em sintonia com o ODS 4 – Educação de Qualidade. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Governo Federal.

Texto: Felipe Luchete e Lara Santana (Estagiária).