Nova lei promove maior acessibilidade em eventos a pessoas com TEA

Uma nova lei municipal, aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito, institui benefícios para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em eventos promovidos ou apoiados pelo município.

A regra, de autoria do vereador Loira (DC), garante prioridade de acesso aos eventos, reserva de assentos preferenciais em locais de fácil entrada e saída, disponibilização de espaços para acolhimento/descanso e desconto no valor dos ingressos. Os organizadores ainda deverão capacitar profissionais para atendimento adequado às necessidades desse público.

Loira também pede programas de orientação vocacional e profissional para estudantes do ensino médio. O objetivo é desenvolver materiais informativos, realizar feiras de profissões e carreiras e promover visitas técnicas a empresas e universidades.

Além disso, indica sistemas de depósitos de garrafas e latas em pontos estratégicos de Paulínia e propõe incentivos à redução do uso de sacolas plásticas. Ele ainda solicita melhorias na segurança das escolas municipais.

A proposta está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Governo Federal.

Texto: Lara Santana (Estagiária).