Loira pede Campanha de conscientização sobre Autismo e dedetização no Residencial Pazetti

Com o objetivo de conscientizar e orientar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o vereador Antônio Miguel Ferrari, o Loira (DC) propõe com a Indicação 64/2020 que o Executivo realize uma campanha de orientação voltada para pessoas com transtorno do espectro autista.

De acordo com a propositura, a campanha de orientações de assistência educacional seria destinada às famílias e aos portadores do TEA ou deficiência semelhante, tanto nas escolas como em suas casas, afim de que as famílias tenham mais suporte público e se orientem da maneira adequada para lhe dar com os transtornos no dia a dia.

Na justificativa, o vereador explica que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem se manifestar em conjunto ou isoladamente, são elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Na Indicação 62/2020 Loira propõe ao Executivo a dedetização e limpeza no Residencial Pazetti. A medida visa a saúde e o bem-estar dos moradores do bairro. O pedido foi motivado devido a solicitação de moradores do residencial que pediram que seja realizada a limpeza pública, como a coleta dos entulhos, limpeza e corte do mato alto. A possibilidade de instalação de uma caçamba para descarte de materiais no módulo 1 também foi sugerida.

Já a Praça do Jardim Amélia foi objeto da Indicação 63/2020, onde são solicitadas melhorias nesta área pública. De acordo com a propositura, o local encontra-se em estado precário, com mato muito alto, os brinquedos e demais equipamentos danificados.

Ainda de acordo com o documento é solicitada a recuperação do local e também a implantação de novos equipamentos para a prática esportiva de opções de lazer da população, oferecendo assim um melhor atendimento.

O parlamentar também encaminhou requerimentos ao Executivo a fim de obter informações quanto a alguns problemas existentes na cidade, entre eles o 41 e o 42, ambos de 2020. O primeiro referente a implantação do Samu Animal no município, que se trata da Indicação 1176/2017, do vereador para a Administração Municipal e que atenderia animais em situação de risco. Já o segundo refere-se ao desmembramento dos lotes do município de Paulínia e que se trata de um antigo problema enfrentado por muitos donos de imóveis e terrenos na cidade.

Texto: Thiago Henrique
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia