Luciano Ramalho ministra palestra sobre Planejamento Financeiro Familiar

O vereador Luciano Ramalho (Progressistas) ministrou na tarde de quarta-feira (02/10) para funcionários da Câmara Municipal e munícipes uma palestra sobre Planejamento Financeiro Familiar. Cerca de 60 pessoas participaram do encontro e puderam ouvir dicas sobre economia doméstica, dicas de investimentos, controle de gastos e sugestões para realizar acordos financeiros e “sair do vermelho”.

Ramalho falou que quando se trata de planejamento financeiro familiar é importante entender determinadas questões que compõem as despesas de uma casa. A primeira é ter o entendimento de não se gastar mais do que se ganha. Já a segunda é conhecer as despesas, anotando as mesmas em planilhas e tendo assim uma percepção de quais são.

Para isso, o parlamentar disse que é importante ter o entendimento de que as despesas domésticas são divididas em gastos fixos, variáveis, adicionais e extraordinários. Gastos fixos são aqueles que se referem as contas do dia a dia como água, luz, telefone, alimentação, dentre outras. As variáveis são algumas “contas fixas”, mas que com uma melhor análise podem ser cortadas ou adaptadas, como por exemplo, um ponto de TV a cabo que não é utilizado. Os adicionais são compras de vestuário, para ilustrar e os extraordinários, aqueles que ocorrem inesperadamente como gastos com medicamentos devido a algum problema de saúde.

O vereador também alertou quanto ao cuidado para se evitar ao máximo compras financiadas com excessos de parcelamentos e o uso desenfreado de cartões de crédito e cheque especial. Ele ainda sugeriu que ao se fazer uma determinada compra, se tiver o valor total para uma compra à vista, é interessante se ver a possibilidade de negociar a mesma sem as taxas em poucas vezes, em menos parcelas e guardar o restante da quantia em uma caderneta de poupança. Assim consegue-se rendimentos e evita-se pagar altas taxas de financiamento.

Os servidores e população de maneira geral que acompanharam a palestra ficaram muito satisfeitos com todas as orientações passadas e se propuseram a aplicar tudo o que lhes foi passado e assim tentarem equilibrar suas despesas domésticas.

Texto: Thiago Henrique
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia