Mães do Projeto Amor ao Autismo se reúnem na Câmara com a vereadora Fábia Ramalho

A Câmara de Paulínia sedia a cada 15 dias reuniões com mães de crianças e adolescentes autistas da cidade. A iniciativa começou quando a vereadora Fábia Ramalho (PMN) foi procurada em seu gabinete por três mães com esse perfil, individualmente, num curto espaço de tempo. Surgiu assim a necessidade de ampliar essas discussões, num espaço maior, onde o trio pudesse se reunir, convidando outras mães que também militam nesta causa.

Foi então que, desde maio, o grupo se fortaleceu e vem crescendo numa conquista de autonomia a cada ação idealizada e realizada por elas. Com café e um ambiente descontraído, elas compartilham experiências e conversam sobre como reivindicar direitos (principalmente nas áreas de saúde e educação).

“As partilhas se transformam em proposituras e ações concretas, pois agregando aos esforços dessas mães, efetivamos solicitações com o objetivo de representar o projeto, para que seus filhos conseguissem, por exemplo, que o governo municipal priorizasse a atenção no processo de compra da Ritalina LA, medicamento que estava em falta na rede municipal”, afirma Fábia.

Como grupo, elas ganham força maior para cobrar providências e as garantia de direitos. ” A vereadora diz que tem aprendido muito, já que sua experiência de vida pessoal e profissional, no tocante à inclusão, é mais voltada à área de surdez. “Esses encontros de escuta e acolhimento no âmbito parlamentar abrem as portas para que outros segmentos das pessoas com deficiência possam se unir, a fim de trazer a esta Casa de Leis suas demandas”, reforça Fábia.

Na reunião desta quarta-feira (28/8), por exemplo, as participantes conversaram sobre a recente visita realizada na Secretaria de Educação, objetivando e exigindo melhorias no atendimento pedagógico educacional de professores e demais profissionais da rede municipal. Dentre tantos temas contidos na pauta, não poderia faltar o programa denominado “Cuidando de quem cuida”, ofertado por uma das mães participantes, que disponibilizará momentos de embelezamento para as incansáveis guerreiras.

Os encontros ocorrem geralmente às quartas, mas a partir de setembro serão aos sábados, com o objetivo de dar oportunidade às pessoas que trabalham e têm compromissos com os filhos durante a semana. O próximo será no dia 14 de setembro, a partir das 14h, no Plenarinho da Câmara. As reuniões são abertas a todas as mães interessadas, que podem procurar o gabinete da vereadora para informações sobre datas e horários (telefone: 3874-7823).