Mais remédios para o tratamento de câncer é indicação de João Mota

Uma das doenças que mais traz transtornos e gastos devido ao alto custo de seus medicamentos, o câncer, é objeto da Indicação 1305/2019, de autoria do vereador João Mota (DC). E para suprir justamente o acesso a população quanto ao seu tratamento, o parlamentar sugere ao Executivo a ampliação da cesta de remédios no Centro de Oncologia.

Na propositura, Mota aponta o crescimento de novos medicamentos na área de oncologia para pacientes que passam por quimioterapia e que já se encontram inclusos nos respectivos procedimentos ambulatoriais ou hospitalares pagos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e a necessidade do aumento da cesta de remédios no município.

O índice de idosos tem crescido no pais, devido ao aumento da expectativa de vida. Com isso, visando mais tranquilidade e segurança a essa população, o parlamentar com a Indicação 1304/2019 solicita que a Administração Municipal implante cursos preparatórios de cuidador de idosos no município.

De acordo com o texto do pedido, o curso tem como objetivo capacitar as pessoas para cuidar de idosos, com ou sem limitações, para as atividades da vida diária, identificando suas necessidades e expectativas em relação a vários aspectos da vida cotidiana, respeitando sua individualidade, incentivando sua autonomia e independência e estimulando sua capacidade funcional para garantir-lhes qualidade de vida.

Já na Indicação 1306/2019, o representante do DC indica a colocação de sinalização de velocidade por toda extensão da Rua Geni Nemésio de Melo, no Bairro Vida Nova, com o objetivo de diminuir o número de acidentes, colisões e propiciar um trânsito mais organizado, entre pedestres e automóveis.

Texto: Thiago Henrique
Imagens: Prefeitura de Rio das Ostras– RJ