Marcelo D2 (PROS) quer fim da “taxa religue” e proibição de corte de luz entre 5ª e 6ª-feira

A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) cobra taxa de religação do cliente que teve o serviço interrompido, por falta de pagamento. O valor  varia de acordo com o tipo de fase da instalação elétrica do imóvel: R$ 7,64 (monofásica), R$ 10,52 (bifásica) e  R$ 31,59 (trifásica). A cobrança é sempre feita na fatura do mês seguinte ao restabelecimento do serviço. Já o prazo para religação é de 24 horas, de segunda a sexta-feira.

O vereador Marcelo Penha de Souza Ferraz, o Marcelo D2 (PROS), considera injusta a cobrança da taxa de religação. “Uma vez pago o débito pelo consumidor, é obrigação da requerida (a CPFL) restabelecer, de imediato, o fornecimento, sem onerar em demasia o usuário/consumidor”, argumenta ele na Indicação nº 62/2019, onde solicita ao governo interino do município inciativa de projeto de lei proibindo a cobrança na cidade.

D2 (PROS) ainda não concorda com o corte de luz nas quintas, sextas e vésperas de feriados, pois, nesses casos, como o prazo para religação é de 24 horas, mesmo pagando a conta vencida, o cliente só terá o serviço restabelecido somente no próximo dia útil, já que o religue não é realizado aos sábados, domingos e feriados. “Ou seja, em alguns casos famílias inteiras chegam a ficar três dias sem luz, no mínimo”. O parlamentar pede que essa questão seja solucionada, também, por meio de projeto de lei do Executivo, determinando corte de energia apenas de segunda à quarta-feira.

Pedindo informações, cobrando soluções

Em quatro Requerimentos, o parlamentar cobra do Chefe do Poder Executivo Municipal (Prefeito) providências sobre a grande quantidade de caminhões parados, diariamente, na Avenida Roma (região do João Aranha); a falta de cursos de capacitação profissional; a falta de vistorias nos prédios de todas as unidades escolares municipais; e, construção de quadras de areia no Parque Zeca Malavazzi.

“Sabemos a dificuldade de arrumar uma vaga de trabalho, hoje em dia, e para aumentar as chances as pessoas precisam estar capacitadas para o mercado de trabalho”, disse D2,  no Requerimento 31/2019. As proposituras do parlamentar foram apresentadas ou aprovadas na sessão legislativa de terça-feira (12) e, na sequência, encaminhadas para providências do governo municipal interino.

Acompanhe o andamento das propostas:

Texto: Mizael Marcelly (MTb nº 40.914/SP)
Foto: Internet/Reprodução e CMP