Marquinho Fiorella faz indicação solicitando implantação do projeto “Bueiros Inteligentes”

56

O projeto dos “Bueiros Inteligentes” visa reduzir as enchentes e o acúmulo de lixo que acaba entupindo os bueiros

56O projeto de  “Bueiros Inteligentes” já é realidade em algumas cidades do estado de São Paulo que tem testado a  tecnologia. Trata-se de um novo sistema para limpeza de bueiros criados por uma empresa que visa reduzir as enchentes e o acúmulo de lixo que acaba entupindo os bueiros e chegando aos rios e córregos.

O sistema chamou atenção do presidente da Câmara Municipal de Paulínia,Marquinho Fiorella (PP), que apresentou na última sessão ordinária realiza nesta terça-feira, 23, Indicação nº 345/2013 em solicitando a implantação dos “Bueiros Inteligentes” em Paulínia.

O problema de entupimento de bueiros tem sido constante na cidade, tanto que o vereador na mesma sessão fez a Indicação nº 343 sugerindo a limpeza do bueiro  localizado na Avenida João Vieira, sentido bairro-centro, próximo ao Depósito de Material de Construção Paulivip que encontra-se entupido, provocando alagamentos quando ocorre fortes chuvas.

“O município vem enfrentando constantes entupimentos de bueiros, principalmente na época de chuvas intensas, procuramos informações para melhorias do sistema de drenagem das águas pluviais, e consideramos que poderá ser eficiente para o município à implantação do projeto “Bueiros Inteligentes” enfatiza Fiorella.

Os “Bueiros inteligentes” podem diminuir enchentes e acúmulo de lixo nos bueiros. O sistema é composto por um software e um filtro. O filtro é instalado no interior dos bueiros e tem capacidade de armazenar 300 litros. Ele age como uma peneira, retendo os resíduos e deixando a água passar. Quando o lixo alcança 80% da capacidade, um dispositivo avisa a central, que aciona as empresas responsáveis pela limpeza, isso impede que os bueiros fiquem obstruídos e, na hora das chuvas, agravem as enchentes.

O novo sistema agiliza o trabalho, uma vez que as equipes recebem informações sobre quais locais estão em situação mais crítica. A tecnologia facilita a operação, pois exige apenas a coleta do material já armazenado nos filtros. É uma solução definitiva e preventiva, não corretiva como acontece atualmente.

O sistema poderá gerar mais oportunidades de trabalho, já que o material recolhido nos bueiros poderá ser destinado à reciclagem. O governo tem investido tanto em cooperativas de reciclagem, e um sistema de gestão dos resíduos coletados pode aproveitar essa oportunidade.

Outras Indicações  – Marquinho Fiorella apresentou na 7º sessão ordinária Indicações pedindo a construção de uma rotatória,no entroncamento da Av. Antonio Baptista Piva com as Ruas Argemiro Piva no bairro Santa Catarina. No local o movimento de veículos é intenso, devido à existência de supermercado, posto de gasolina, igreja, garagem de ônibus, além de ser uma das principais vias de acesso aos bairros José Paulino Nogueira, Monte Alegre, Primavera, Cooperlotes, Bom Retiro e região do Parque da Represa, é necessário uma rotatória para melhorar a fluência no trânsito e evitar acidentes.

Em outra propositura solicitou a instalação de iluminação nas quadras cobertas da Escola Técnica de Paulínia (ETEP), localizada  no bairro Betel. E na Indicação 344 pede o recapeamento da Rua Beatriz de Oliveira Belintani, no bairro Monte Alegre III.