Médica reforça importância da qualidade de vida em palestra do Fevereiro Roxo e Laranja
Convidada para palestra na Câmara de Paulínia, nesta sexta-feira (21/2), a médica Maria Bernadette Zambotto Vianna defendeu que a “higiene mental” é uma das melhores formas de cuidar do corpo e evitar o desenvolvimento de patologias.
A coloproctologista e superintendente do Hospital Municipal de Paulínia conversou com servidores e a população em atividade relacionada à campanha Fevereiro Roxo e Laranja, de conscientização e combate a quatro doenças: lúpus, fibromialgia, Alzheimer e leucemia.
“Durma e se alimente bem, faça exercícios físicos regulares, cultive amizades, afetos e sonhos, reduza as expectativas, perdoe e peça perdão, abrace e sorria mais, sorria alto. Essa é a nossa fórmula para combater essas doenças, porque o nosso corpo fala e até grita quando não lhe damos atenção”, disse a palestrante.
Formada pela Universidade de Santo Amaro, ela é também gastroenterologista, colonoscopista, cirurgiã geral e do trauma, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia e pós-graduação em Gestão Hospitalar.
Maria Bernadette ainda apresentou os principais sintomas, formas de evitar doenças e como é a estrutura da rede municipal para quem precisa de diagnóstico e acompanhamento.
O presidente da Câmara, Pedro Bernarde (DC), disse que o Legislativo precisa chamar a atenção para o cuidado da saúde e para o reconhecimento das doenças. Também participaram do evento os vereadores Fábio da Van (PRTB) e Messias Brito (PL), o Boi, além de assessores de outros parlamentares.
Texto: Eloy de Oliveira