Messias propõe exames oftalmológicos na pré-escola

O vereador Messias Brito (PL) sugere Programa de avaliação oftalmológica na rede municipal de ensino, a partir da pré-escola.

A Indicação 1544/2021 tem como base estudos na área de oftalmologia, que comprovam que aproximadamente 20% dos alunos apresentam perturbações oftalmológicas. Entre elas, erros de refração (hipermetropia, miopia, astigmatismo), conjuntivite, estrabismo, sequela de acidente ocular e outras. A estimativa indica que cerca de 10% dos alunos necessitam de óculos.

Os estudos ainda apontam que mais de 90% dos problemas oftalmológicos dos alunos podem ser evitados ou minorados com educação em saúde, assistência curativa, e detecção do problema com a realização do exame de vista no início da fase escolar.

Em outra proposta, Messias Brito propõe o Programa ‘Amor De Mãe: Cuidando Da Gestante e do Bebê. A ideia é beneficiar mulheres que fazem o pré-natal na rede municipal de saúde.

Durante a sessão ordinária, realizada no último dia 14 de dezembro, a Câmara de Paulínia aprovou a proposta do vereador Messias Brito que tem o objetivo de obrigar condomínios a comunicarem ocorrências ou indícios de violência doméstica e familiar.

Se Projeto de Lei 204/2021 for sancionado pelo prefeito, os síndicos e administradores de condomínios residenciais e comerciais deverão informar às autoridades de segurança situações envolvendo mulheres, crianças, adolescentes ou idosos.

O vereador sugere ainda bolsão de estacionamento nas proximidades do antigo museu, na região central da cidade, para melhor atender a população paulinense; substituição e ampliação do sistema de iluminação do município, por lâmpadas de LED em todo o município; manutenção de todos os prédios públicos de Paulínia, inclusive os que estão sem uso.

Messias também busca informações quanto aos projetos existentes para Parque Brasil 500 e sobre o Programa de Ação Social no município. Ele ainda solicita informações sobre o Programa do Governo Federal “Brasil Sorridente” no município.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Graziela Fávaro
Imagens: Prefeitura de Paulínia