Câmara aprova selo para bairros de Paulínia que se adaptarem aos idosos

Os vereadores de Paulínia aprovaram, nesta terça-feira (27/9), a criação do programa Bairro Amigo do Idoso. A ideia é estimular melhores condições para as pessoas com 60 anos ou mais: acessibilidade em espaços abertos e prédios; oferta de transporte adequado; oportunidades de emprego; existência de apoio comunitário e serviços de saúde, por exemplo

Segundo o autor, vereador Pedro Bernarde (Cidadania), o programa é necessário diante do aumento da população idosa (que cresce 4% ao ano no Brasil). Ele se baseou numa iniciativa já implantada na zona sul de São Paulo, que promoveu adaptações às necessidades desse público seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Plenário também aprovou projeto do vereador Alex Eduardo (Solidariedade) obrigando que hospitais e maternidades ofereçam treinamento de primeiros socorros aos pais de recém-nascidos. O objetivo é que eles conheçam a manobra de Heimlich, procedimento aplicável caso o bebê engasgue ou aspire corpo estranho.

A 31ª Sessão Ordinária ainda homenageou o judoca Peterson Mello, campeão de duas medalhas de ouro na 64ª edição dos Jogos Regionais de Judô (moção do vereador Zé Coco). A pauta incluiu diplomas de Mérito Esportivo a atletas da cidade: Carlos Eduardo Soares, o Ataliba (Ver. Fabio Valadão); Julio Brustolin (Ver. Alex Eduardo); academia Blaster Team e seus atletas (Ver. José Soares).

A proposta do Bairro Amigo do Idoso está em sintonia com o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Texto: Felipe Luchete.