Câmara garante atendimento a clientes de bancos com dificuldade de locomoção

Uma proposta aprovada pela Câmara nesta terça-feira (14/2) obriga que agências bancárias de Paulínia atendam no andar térreo idosos, gestantes, responsáveis com crianças até 5 anos e pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção. A ideia do vereador Dr. Grilo (MDB) foi debatida na 3ª Sessão Ordinária e, para virar lei, depende de sanção do prefeito.

Segundo o autor, a medida valerá principalmente para prédios antigos, sem elevadores ou outras medidas de acessibilidade. Grilo reconhece que essas barreiras às vezes são difíceis de resolver, mas diz que elas não podem impedir o atendimento de qualquer pessoa nem obrigar que clientes subam escadas quando têm dificuldades.

Outro projeto de lei aprovado busca instituir no Calendário de Eventos da cidade o Dia Municipal da Natação (sempre em 2 de agosto), como forma de estimular a prática esportiva com foco em melhorias na saúde e interação social. O texto é do vereador Pedro Bernarde (Cidadania).

O Plenário ainda discutiu 51 Indicações (sugestões), 41 Requerimentos (cobrança de medidas ou informações) e 7 Moções (congratulações, aplausos ou repúdios).

Uma das homenagens foi à judoca Evellyn Vitória das Chagas Pereira, 2° lugar no Meeting Nacional de Judô Sub-18 e Sub-21, em Campo Grande (MS) (categoria Sub-18 78+). Nascida em Recife, ela começou no esporte em um projeto da EMEF Professor Doutor José Dalmo F. B. de Mattos, no bairro Morro Alto. As moções foram apresentadas pelos vereadores Gibi (PTB) e Fábio da Van (Cidadania).

Devido ao Carnaval, a 4ª Sessão Ordinária será no dia 23 de fevereiro (quinta-feira).

Texto: Lara Santana (Estagiária)