Câmara Jovem entrega à Prefeitura 66 propostas para Paulínia

Os vereadores jovens de 2022 concluíram as atividades nesta segunda-feira (5/12) em reunião na Prefeitura, com a entrega de todas as propostas discutidas ao longo do ano.

Eles foram recebidos no gabinete do prefeito Du Cazellato e apresentaram ideias relevantes para a cidade, desde ideias de lazer (como parques para passear com pets) e pautas para o futuro (reciclagem de lixo eletrônico, por exemplo) até temas mais sérios, como segurança nas escolas e formas de evitar depressão, violência e bulying entre estudantes.

O prefeito comentou a viabilidade de cada proposta e disse que algumas delas serão atendidas em 2023. O presidente do Legislativo, Fabio Valadão, destacou que a qualidade dos debates vem aumentando desde a criação da Câmara Jovem, em 2017. “Já estamos na terceira edição, e essa geração tem menos receio de divergir e apresentar questionamentos”, afirmou durante o encontro.

Também participaram as professores Luciana Patrícia Vedovelo, da EE Núcleo Habitacional José Paulino Nogueira, e Maria Rosa Moreira, da EE Padre José Narciso Vieira Ehrenberg.

O PROJETO

A reunião encerra o trabalho iniciado em março, quando escolas da cidade foram convidadas a promover eleições internas. Alunos do 8º e 9º ano puderam se candidatar. Nos meses seguintes, os eleitos tomaram posse, participaram de oficinas, visitaram a Assembleia Legislativa de São Paulo e participaram de duas sessões ordinárias. Nesta segunda, foi o momento de entregarem todas as propostas votadas ao Poder Executivo.

Mais do que simular a atividade legislativa, a Câmara Jovem de Paulínia tem como objetivo ouvir a população jovem e buscar resultados concretos para a cidade. A próxima edição do projeto deve começar em março de 2023.

Neste ano, participaram da Câmara Jovem as escolas EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom; EMEFM Vitor Szczepanski e Souza Silva; EE Doutor Francisco de Araújo Mascarenhas; EE Padre José Narciso Vieira Ehrenberg; EE Núcleo Habitacional José Paulino Nogueira; EE Professora Adélia Cristina Borgato Gryszczenko e EMEF Professor Domingos de Araújo.

Ainda fizeram parte os colégios Adventista de Paulínia; COC Paulínia; Metropolitan Paulinense e Pitágoras.

Texto: Felipe Luchete.