Cícero pede melhor atendimento no setor público para pessoas com deficiência

Três propostas do vereador Cícero Brito (MDB) buscam a inclusão das pessoas com deficiência. Uma delas sugere profissional de Libras (Língua Brasileira de Sinais) no Hospital Municipal, permitindo que comunicação mais eficiente entre médicos e a população surda em consultas, exames e partos.

Ele também cobra da Prefeitura treinamento de funcionários responsáveis por atender pessoas com deficiência, inclusive Transtorno do Espectro Autismo (TEA), nas UBSs e no hospital. Cícero questiona quais ações são feitas e se existe cronograma de capacitações.

Outra iniciativa visa obrigar que as certidões de registro civil (nascimento, casamento e óbito, por exemplo) e de imóveis sejam emitidas no sistema de escrita e leitura Braile, quando a pessoa envolvida tiver deficiência visual. A iniciativa visa ampliar autonomia desse público e, se for adotada em Paulínia, os cartórios não poderão cobrar custo extra.

Cícero pede ainda recapeamento asfáltico na avenida Prefeito José Lozano Araújo e informações sobre ventiladores danificados/quebrados na Emef Maria Regina Ferreira de Mattos e Moura, no Residencial Vida Nova. As propostas incluem congratulações à festa de Nossa Senhora Aparecida, na Paróquia São Judas Tadeu, e ao Dia do Funcionário Público (28/10).

A proposta está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Levy Ferreira/ Prefeitura de Curitiba

Texto: Felipe Luchete.