Coleta de remédio vencido e assistência remota para idosos são ideias de Alex

O vereador Alex Eduardo (Solidariedade) propõe pontos para coletar remédios vencidos, com lixeiras específicas em farmácias e drogarias. O descarte adequado protege o meio ambiente e a saúde da população, afirma. “Além disso, objetiva-se também a conscientização sobre a importância da checagem de validade dos remédios”, diz Alex.

Ele pede ainda teleassistência para idosos que ficam parte do dia desacompanhados: um atendimento remoto para situações de emergência, com ferramentas fáceis de usar e rápidas, sem exigir discagem de números de telefone, por exemplo. Uma das possibilidades é o aplicativo “botão do pânico”, acionando o Samu e a Guarda Municipal.

Outra proposta é que Paulínia comece a implantar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um compromisso mundial para cumprir 17 objetivos. “É importante que as políticas públicas sejam criadas e executadas com base nas metas estabelecidas, para que o nosso município alcance o nível esperado.”

As propostas de Alex incluem caçamba para descarte de entulhoscampanha multivacinal nas escolas; programa de prevenção ao alcoolismo entre mulheres; e isenção no IPTU para pacientes com câncer, durante o tratamento, além de estande de tiro virtual para treinamento dos guardas municipais.

A proposta está em sintonia com o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Sérgio Silva/ Prefeitura de Aracaju.

Texto: Felipe Luchete.