Curso para motoristas conscientes e UPA no São José são pedidos de Helder

O vereador Helder Pereira (PL) solicita cursos gratuitos sobre mobilidade urbana na cidade, para formar motoristas conscientes e orientar ciclistas, por exemplo. A ideia é criar uma plataforma municipal de ensino, como existe em Campinas, com o objetivo de melhorar o trânsito e evitar acidentes.

Ele também questiona a Prefeitura prazo para abrir unidade de pronto atendimento (UPA) no bairro São José. Esse tipo de posto atende 24 horas por dia casos de média complexidade e, para Helder, pode desafogar o Hospital Municipal. Como o orçamento deste ano previu R$ 1,8 milhão para construção da UPA, o vereador quer saber o andamento do processo.

Outra proposta envolve melhorias na política dos resíduos sólidos: programa de coletiva seletiva, reciclagem, convênio com organizações de catadores e estações adequadas para transportar lixo domiciliar, cumprindo a legislação federal Lei 3472/2015.

Helder pede ainda fiscalização contra descarte irregular de lixoaparelho para cirurgia endoscópica nasal; melhorias na iluminação pública da avenida Sidney Cardon de Oliveira, no bairro Cascata; e início da Escola de Governo e Gestão do Executivo e Legislativo, criada pela Lei 3.840/2021.

A proposta de cursos para motoristas e ciclistas está em sintonia com a ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Texto: Felipe Luchete.