Fabio Valadão inaugura sistema de Energia Solar da Câmara de Paulínia

Com o propósito de gerar economia financeira e contribuir para o meio ambiente, a Câmara de Paulínia se torna uma das pioneiras no país ao inaugurar sistema fotovoltaico.

A cerimônia de inauguração foi realizada nesta terça-feira (13), no plenarinho do Poder Legislativo e teve a presença de vereadores, assessores e visitantes. Durante o evento foram apresentados 2 vídeos institucionais e o Presidente Fabio Valadão ainda apresentou as informações preliminares da produção de energia, iniciada no último dia 06.

As placas geradoras de energia solar, instaladas na cobertura do estacionamento da sede tem o objetivo de reduzir aproximadamente 85% da conta de energia elétrica (hoje, o custo mensal é de R$ 24 mil) e diminuir 42 toneladas por ano de emissão de CO2 na camada atmosférica. Ao longo de 30 anos, a queda estimada de dióxido de carbono será de 1.260 toneladas, equivalente a mais de 100 mil árvores plantadas.

O investimento é de R$ 1,48 milhão, valor que deve retornar em aproximadamente seis anos, e faz parte do programa de Metas e Prioridades, um conjunto de 16 medidas para o biênio 2021-2022.

A população poderá acompanhar on-line informações sobre geração e economia de dinheiro através de um painel disponível da Câmara.

“Tivemos inúmeros empecilhos, muita burocracia, mas valeu a pena. Fico extremamente feliz e honrado em ter tido a chance de desenvolver e aplicar um projeto tão importante e necessário, como o da fotovoltaica. Tenho certeza que a Câmara de Paulínia caminha no sentido certo da sustentabilidade, e ainda nos tornamos referência para outros Legislativos do país”, reforça o presidente da Casa, Fabio Valadão.

Carro elétrico

Através do sistema fotovoltaico foi possível instalar também no estacionamento da Câmara, o primeiro ponto de abastecimento público do município, para carros elétricos.

De maneira intuitiva e rápida, os motoristas já podem abastecer os veículos elétricos sem nenhum custo, apenas obedecendo o horário de expediente do Legislativo.

“Esse primeiro ponto de abastecimento na cidade demonstra nossa preocupação com a sustentabilidade. Ele é mais motivo de imensa satisfação”, destaca Valadão.

Texto: Graziela Fávaro.