Flávio sugere hortas urbanas no quintal e atividades de contraturno escolar

O vereador Flávio Xavier (Podemos) sugere o projeto “Horta de Fundo de Quintal”: incentivo à agricultura familiar, para os paulinenses que têm espaço com terra cultivarem frutas, legumes e verduras. Segundo ele, o município poderia fornecer insumos e orientações para cultivo, ajudando os participantes a atender o consumo familiar e vender o que restar da produção.

Outra proposta é criar centros de apoio educacionais integrados voltados ao contraturno escolar, um em cada região da cidade. Assim, alunos teriam atividades em horários diferentes das aulas, desenvolvendo habilidades. “O direcionamento de nossas crianças e adolescentes, por meio da educação, traz muitos benefícios à sociedade”, defende Flávio.

Ele também cobra desenvolvimento do programa “Cinturão Verde”: áreas de preservação ambiental em volta de Paulínia, para recuperação e reflorestamento das matas ciliares, áreas de APP e mananciais, rios e córregos.

Flávio pede ainda escolas municipais infantis no São José e na região do Marieta Dian e Pazetti; melhorias na iluminação e revitalização geral na ponte do rio Atibaia; e canaletas para escoamento de águas superficiais no cruzamento de algumas vias, além de cobrar mais acessibilidade nas calçadas da avenida José Paulino, no Centro, para atender às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

A proposta de horta urbana está em sintonia com a ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Fábio Nunes Teixeira/ Prefeitura de Guarulhos

Texto: Felipe Luchete.