Gibi cobra programas voltados para autonomia financeira da Mulher

O vereador Gibi Professor (PTB) cobra informações sobre políticas públicas que garantam autonomia financeira para mulheres em situação de violência doméstica.

O parlamentar defende a pauta, considerando que este resgate ás mulheres vítimas de violência doméstica tem como finalidade oferecer: oportunidades de trabalho que propiciem autonomia financeira e empregos que valorizem a mulher, em sua capacidade intelectual e física.

Gibi Professor também requer detalhes sobre o prazo para o início do tratamento após o diagnóstico de câncer, já que, por lei, o paciente e usuário do SUS tem direito a começar o tratamento da doença, incluindo cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, em até 60 dias a partir da data em que foi emitido o laudo do exame que comprovou o adoecimento.

Outra proposta apresentada pelo parlamentar é a criação de um Centro Dia para idoso. Ele propõe ainda reforma da pista de atletismo Professor Ricardo Alves; mais policiamento preventivo e ostensivo na região do Cooperlotes e região; jogos municipais para a melhor idade; arquibancadas nos campos de futebol do município.

Ele ainda solicita informações sobre o número de atendimentos realizados a pessoas com deficiência (PCD´s) na rede municipal de saúde; detalhes sobre os investimentos que estão sendo enviados para a construção de brinquedos adaptados nas escolas municipais.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 10- Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Texto: Graziela Fávaro e Lara Santana (Estagiária).