Helder cobra biblioteca e salas de leitura em todas as escolas municipais

O vereador Helder Pereira (PL) solicita informações da Prefeitura sobre a existência de bibliotecas ou salas de leitura nas escolas da rede municipal. Esse tipo de espaço é obrigatório por lei, afirma, e necessário para difundir a cultura da leitura no país. Helder também questiona se existem bibliotecários nas escolas.

Já na área da saúde, ele defende a necessidade de controlar a distribuição de medicamentos por meio do sistema Hórus, criado para qualificar a gestão nas três esferas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Outro requerimento trata do tempo médio de espera entre a marcação de consulta em especialidade médica e seu efetivo atendimento. Para o vereador, é preciso seguir o prazo máximo de 21 dias úteis, mesmo tempo destinado a estabelecimentos privados pela Agência Nacional de Saúde.

As propostas de Helder incluem programas de prevenção e tratamento do abuso de drogas e álcool; melhorias na quadra da rua São Paulo, no bairro José Paulino Nogueira; redutor de velocidade na rua Mariuza de Souza Ferrari, no São José; desassoreamento da lagoa no Parque das Flores; e reforma do parque Armando Ferreira, lagoa do Santa Terezinha.

A proposta de bibliotecas nas escolas está em sintonia com o ODS 4 – Educação e Qualidade. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Paulo Grégio/ Prefeitura de Jundiaí

Texto: Felipe Luchete.