Jovens de Paulínia devem ter educação financeira, diz lei criada por Helder

Uma lei publicada em janeiro determina programa de educação financeira para crianças e adolescentes de Paulínia: conceitos de finanças pessoais, uso responsável do crédito, noções básicas sobre juros, planejamento e fomento da valorização do trabalho.

A norma foi proposta pelo vereador Helder Pereira (PL), aprovada em Plenário e já sancionada pelo prefeito. De acordo com o texto, o programa poderá ser adotado de diferentes formas, incluindo cursos nas escolas municipais, palestras com especialistas e atividades extracurriculares.

Segundo Helder, é necessária a criação de políticas públicas para conscientizar a população sobre controle de finanças. A iniciativa pode evitar futuros problemas, como depressão, ansiedade e transtornos psicológicos, o que também impactará no sistema público de saúde, diz.

Ele ainda questiona como está o andamento da requalificação do espaço do Parque Ecológico Municipal Armando Muller – Zoológico. O vereador se há autorização do Departamento de Fauna do Estado, se há previsão de entrega do Parque Natural ou se houve mudança nos planos da reforma.

Helder também cobra informações sobre a existência de cintos de segurança em todos os ônibus do transporte escolar e pede explicações de equipamentos em desuso no Hospital Municipal. Além disso, o vereador indica a melhorias na quadra da lagoa do João Aranha, após reclamações sobre iluminação, pintura e estado de traves, redes e cesta de basquete.


A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 1 – Erradicação da Pobreza. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).


Imagem: Governo Federal

Texto: Felipe Luchete e Lara Santana (Estagiária).

Compartilhar essa postagem


Pular para o conteúdo