Lei Lucas, de Fabio Valadão, começa a ser aplicada para educadores de Paulínia

Profissionais da educação de Paulínia começaram a receber treinamento em primeiros socorros, numa parceria entre a Prefeitura e a APH – Atendimento Pré-Hospitalar.

capacitação dos educadores atende à Lei Lucas nº 3.428/2015, proposta pelo vereador Fabio Valadão e pela então vereadora Fábia Ramalho. A norma obriga treinamento de funcionários em primeiros socorros das escolas públicas e particulares, clubes de recreação e entidades de caráter desportivo que atendam crianças e adolescentes na cidade.

A lei recebeu esse nome em homenagem ao menino Lucas Begalli, de Campinas, que morreu engasgado em 2017, aos 10 anos, durante uma excursão escolar. Os professores que acompanhavam a turma não possuíam treinamento de primeiros socorros, portanto, não conseguiram impedir a fatalidade.

“Lutamos e insistimos muito para essa lei sair do papel. Precisamos capacitar todos os profissionais para que casos como o de Lucas não volte a acontecer. São aprendizados simples e que podem salvar vidas”, defende Valadão.

O objetivo é que os educadores reconheçam situações de emergência, identifiquem a gravidade e tenham noções de procedimentos e manobras, sabendo prestar os cuidados básicos e imediatos ao atendimento.

Durante quatro horas, os socorristas do APH ensinam manobras em casos de engasgos, queimaduras, fraturas, massagem cardiorrespiratória e estancamento de sangue, entre outras emergências.

O técnico de enfermagem e instrutor do APH Renato Pastore, ressalta que acredita e aposta muito nesse projeto. “Esse treinamento possibilita chances reais de salvamento para a criança durante uma emergência” explica ele.

Após o término das capacitações, todos os profissionais da educação receberão o certificado de participação emitido pela Prefeitura, atestando que estão habilitados em primeiros socorros, por pelo menos 2 anos.

Fotos: APH – Paulínia

Texto: Graziela Fávaro.