Para Zé Coco, Paulínia precisa de ações para combater evasão escolar

O vereador Zé Coco (PSB) solicita políticas públicas direcionadas ao combate e ao tratamento da evasão e abandono escolar na educação básica municipal. “É de suma importância que todas as crianças e jovens tenham amplo acesso e possam permanecer dentro da escola”, afirma.

Ele aponta que a taxa de abandono no país foi de 5,6% em 2021 (o dobro de 2020), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Por isso, defende a importância de ações para manter os alunos na sala de aula.

Outro requerimento cobra informações sobre a implantação do “Complexo Quarteirão da Saúde”, que vai criar prédios para integrar o Centro de Especialidades, Reabilitação e Apoio Diagnóstico Terapêutico. A iniciativa já está na previsão orçamentária de 2023 (R$ 5,1 milhões), conforme audiência pública de 26 de setembro.

Zé Coco pede ainda ligação de esgoto na rua Joaquim Aricó e operação tapa-buracos nas ruas da cidade (um deles na avenida José Paulino, próximo à escola Dr. Francisco de Araújo Mascarenhas), além de questionar cronograma de pavimentação asfáltica em algumas vias do município.

A proposta está em sintonia com o ODS 4 – Educação de Qualidade. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Texto: Felipe Luchete.