Pedro Bernarde homenageia Anísio Altafini, serralheiro e fundador da Igreja Presbiteriana

Anísio Altafini recebeu o Título de Cidadão Paulinense do vereador Pedro Bernarde (Cidadania) no dia 21 de dezembro de 2022. A homenagem foi proposta pelo vereador e aprovada pela Câmara no ano passado.

Neto e filho de imigrantes italianos, Anísio é um dos fundadores da Igreja Presbiteriana em Paulínia. As reuniões começaram na própria casa.

Ele é originário de Itapira (SP) onde morou com seus pais, Alfredo e Izolina; com a esposa, Zoraide, e seus quatro filhos, Jether, Sarita, Josué e Jonatas. Na cidade natal, realizou seus primeiros trabalhos como serralheiro, profissão na qual construiu sua carreira.

Chegou a Paulínia em 1970, à procura de estabilidade financeira. A família o acompanhou somente um ano depois. O itapirense construiu a Serralheria Altafini, que se tornou referência na cidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico do município.

Em 2016, aos 78 anos, o serralheiro passou por uma complicação cardíaca, e em 2017 sofreu um grave acidente em uma de suas máquinas (policorte), o que deixou Anísio debilitado para praticar suas produções.

Atualmente, a oficina está sob direção do filho, Jonatas Altafini. O pai atua como consultor, mas ainda faz serviços de pequeno porte para pessoas conhecidas e familiares.

Para Pedro Bernarde, o homenageado é merecedor do título porque, apesar do pouco estudo, dedicou-se com muita sabedoria à família, ao trabalho e à Igreja, sempre humilde, generoso, acolhedor e pronto a servir as pessoas.

Texto: Felipe Luchete e Lara Santana (Estagiária).