Pedro Bernarde pede óculos inteligente para pessoas com deficiência visual

O vereador Pedro Bernarde (Cidadania) solicita aquisição de dispositivos de visão artificial para pessoas com deficiência visual, na rede municipal de ensino. Segundo ele, a ideia é gerar inclusão social na educação.

Com uma câmera inteligente intuitiva montada nas armações dos óculos do usuário e conectada a um computador de bolso, o dispositivo interpreta informações visuais. Após reconhecer textos e produtos, o dispositivo retransmite a informação discretamente no ouvido do usuário por meio de um fone de ouvido pessoal.

Em outra proposta, o vereador propõe espaço pet/parcão no parque Armando Ferreira, bairro Santa Terezinha. “ A criação desses espaços em praças e parque públicos, buscam assegurar que os frequentadores tenham um espaço apropriado, para passear e brincar com seus animais de estimação” explica ele.

Pedro Bernarde também apresenta Projeto de Lei 171/2022 que busca instituir o dia 22 de outubro como o dia municipal de conscientização da Síndrome de Phelan-McDermid (SPM) no município.

A síndrome de Phelan-McDermid é caracterizada, principalmente, por: atraso global no desenvolvimento neuropsicomotor, hipotonia (redução ou perda do tônus muscular), alta tolerância a dor, atraso ou ausência de fala e, na maioria das vezes, autismo.

O parlamentar ressalta que, através da conscientização e divulgação dos sintomas da síndrome, cada vez mais casos podem ser diagnosticados, além de criar condições de orientação às famílias e profissionais a partir de campanhas que informem a população.

Outra indicação do vereador trata da construção de um estacionamento na praça de esportes José Julião, bairro Santa Cecília/ Vila Bressani. Ele também cobra cobertura para as piscinas do complexo poliesportivo Ettore Di Blásio; aulas de skate no programa “Crescendo com o esporte” (escolinhas).

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 10-Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Texto: Graziela Fávaro e Lara Santana (Estagiária).