Projeto de Saúde Bucal para Todos recebe R$ 260 mil do vereador Tiguila Paes

O vereador Tiguila Paes (Cidadania) destina R$ 259,5 mil para implantar o projeto Saúde Bucal para Todos, com o objetivo de atender a população adulta de Paulínia sem condições de pagar por profissional.

Segundo ele, é muito importante disponibilizar tratamento adequado, pois más condições bucais podem levar a vários problemas de saúde, inclusive doenças cardiovasculares. Hoje, o atendimento funciona apenas com consulta emergencial e curativo em casos graves.

O Poder Legislativo tem autonomia de definir para onde vai 0,5% da receita corrente líquida do município, por meio das emendas impositivas. A Prefeitura é obrigada a separar cerca de R$ 8 milhões do Orçamento para atender as demandas dos vereadores: R$ 539,5 mil para cada um, sendo metade para Saúde e Educação (25% para cada área).

No setor educativo, Tiguila Paes encaminha R$ 10 mil para reforma em refeitório da escola Anísio Dresde Expedicionário. Ele também investe R$ 70 mil para construir quadras de areia, com tela em volta e iluminação, nos bairros São José II e Edith Fávero. Outros R$ 100 mil vão para quadras com grama sintética no Bom Retiro e Jardim Flamboyant.

O vereador ainda encaminha R$ 90 mil para compra de quimonos de jiu-jitsu e uniformes esportivos de futebol infantil às escolinhas e projetos sociais da cidade. Além de atribuir R$ 10 mil na realização de torneios de basquete de rua.

Consulte a lista de emendas impositivas por vereador.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Prefeitura de Magé.

Texto: Lara Santana (Estagiária)