Reunião na Câmara dá o primeiro passo para retomar navegação no Mini Pantanal

Representantes da Câmara, da Prefeitura e do governo estadual participaram de uma reunião, nesta quinta-feira (9/2), para discutir a limpeza e o desassoreamento do rio Atibaia. Na prática, o objetivo é retomar navegações e projetos de educação ambiental saindo do píer do Mini Pantanal, no Parque da Represa. Hoje, a água represada impede esse tipo de iniciativa.

A parceria entre órgãos foi provocada pelo vereador Dr. Grilo (MDB). Desde 2021, ele solicita que o governo tome medidas para solucionar o problema. No ano passado, o vereador pediu que Paulínia integre o programa Rios Vivos, que busca preservar 40 mananciais paulistas.

A reunião desta terça, realizada na Presidência da Câmara, definiu quais as responsabilidades de cada setor envolvido. O investimento será conduzido pela DAEE, autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Em contrapartida, o município deverá providenciar o licenciamento e cuidar da destinação dos resíduos coletados.

O próximo passo será uma vistoria pela região. “Queremos que a região do Parque da Represa volte a oferecer lazer e educação ambiental à população paulinense. O Mini Pantanal é nosso patrimônio ambiental, com rara riqueza de espécies”, afirma Dr. Grilo.

Também participaram da reunião o presidente da Câmara, Edilsinho Rodrigues (Solidariedade); o secretário municipal de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente, Leonardo Viu Torres; o secretário municipal de Obras, Wladimir Stefani; a diretora técnica da DAEE, Regina Aparecida Ribeiro, e Caleb Martins Maria, engenheiro da autarquia.

Texto: Felipe Luchete.