Vacina de meningite e campanha sobre varíola dos macacos são pedidos de Edilsinho

O vereador Edilsinho Rodrigues (Solidariedade) propõe prazo maior para campanha de vacinação no combate à meningite. “As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos, e no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos”, diz.

Ele também defende campanha de prevenção envolvendo a varíola dos macacos, após dois casos confirmados em Paulínia. A doença é causada por vírus e tem como principais sintomas febre náusea, exaustão e aparecimento de gânglios (inchaços).

A transmissão pouco tem a ver com macacos, apesar do nome: acontece por meio de contato com pacientes infectados. “A falta de informação deixa a população muito insegura, sem saber como procede”, afirma o vereador. Por isso ele quer campanha com informações claras acerca dos cuidados necessários, formas de contaminação, tratamento, período de isolamento e como identificar.

Edilsinho solicita ainda monitoramento com câmeras nas principais ruas e avenidas do município; guarda patrimonial nos parques e bosques públicos, no período noturno e finais de semana; reposição da iluminação pública na avenida Dr. Roberto Moreira melhorias na lagoa no parque Armando Ferreira, no bairro Santa Terezinha.

A proposta de vacinação está em sintonia com a ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Erika Fonseca/ Câmara de Fortaleza.

Texto: Felipe Luchete.