Vereadores aprovam selo para reconhecer escolas adaptadas a autistas

A Câmara de Paulínia aprovou nesta terça-feira (13/12) reconhecimento municipal às escolas que contribuam com a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para ganhar o selo “Escola Amiga do Autista”, será preciso demonstrar ações tanto entre alunos como entre os funcionários e prestadores de serviços.

O projeto ainda aguarda sanção do prefeito. Segundo o vereador Fábio da Van (Cidadania), autor da proposta, é importante estimular que as escolas adotem um olhar para pessoas com autismo, de forma humanizada e em favor da inclusão social.

Também na área de ensino, a 42ª Sessão Ordinária aprovou a criação do cargo de Agente de Apoio Educacional. O profissional poderá, por exemplo, auxiliar crianças em horários recreativos e colaborar na organização de atividades (educação infantil), assim como orientar alunos em corredores, prevenir conflitos e comunicar indisciplina a gestores (ensino fundamental, médio e técnico profissionalizante).

De acordo com a Prefeitura, autora do projeto, o objetivo é “suprir as demandas existentes nas unidades escolares do município, reestruturando as equipes de apoio pedagógico, necessárias ao bom desenvolvimento da rotina escolar”.

OUTRAS PROPOSTAS

Os vereadores Gibi Professor (PTB) e Messias Brito (PL) homenagearam a servidora Rosemary Theodoro Lee, que acaba de se aposentar após mais de 30 anos como educadora esportiva.

Por iniciativa do vereador Pedro Bernarde (Cidadania), foi aprovada moção de aplausos à Rhodia pelos 80 anos de instalação em Paulínia, com a presença do diretor de operações da empresa, Guilherme Silva.

Já o vereador Cícero Brito defendeu que o Legislativo conceda o diploma 28 de Fevereiro à Aupacc – Amigos Unidos Por Amor Contra o Câncer, pelo trabalho desenvolvido no município. A pauta incluiu 44 Requerimentos (cobrança de medidas ou informações), 9 Moções (congratulações) e 48 Indicações (sugestões).

A proposta está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Texto: Felipe Luchete.