Vereadores fazem balanço de 2022 e aprovam estudos para políticas de infância

Na última sessão ordinária do ano, realizada nesta terça-feira (20/12), os vereadores de Paulínia destacaram as ações legislativas de 2022. O balanço apresentou melhorias no município e avanços na Câmara, como a criação de frentes parlamentares, mais transparência e recorde de sessões.

O Plenário também aprovou o início de estudos e discussões técnicas para o desenvolvimento fraterno de crianças. Segundo o vereador Cícero Brito (MDB), o objetivo é desenvolver políticas voltadas à primeira infância (0 a 6 anos), integrando órgãos e entidades da sociedade civil.

Ele disse que a iniciativa foi discutida no início do mês, durante a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e segue garantias previstas em legislação federal (Lei 13.257/2016).

Outra proposta institui o programa Família Pet Acolhedora, de custódia temporária de animais de estimação. Conforme o autor, vereador Fábio da Van (Cidadania), o texto busca incentivar quem cuida de pets de forma temporária; conscientizar a população contra maus-tratos e evitar que cães, gatos e outros bichos sejam abandonados em qualquer lugar.

A pauta da 43ª Sessão incluiu 40 Requerimentos (cobrança de medidas ou informações), 7 Moções (congratulações e aplausos) e 41 Indicações (sugestões).

HOMENAGENS

O Plenário aprovou ainda uma série de honrarias a cidadãos por colaborarem com a história de Paulínia. Os nomes serão homenageados em sessões solenes ao longo de 2023, mas os vereadores aproveitaram para destacar a importância de todos nas áreas da política, cultura, saúde, educação e empreendedorismo.

Cidadã Paulinense
Ivete Aparecida Ferreira Valadão Nasário – Dona Kika (Autoria: Ver. Gibi Professor)
Marelisse Tramontina (Autoria: Ver. Helder Pereira)

Cidadão Paulinense