Visor eletrônico em clínicas médicas é pedido de Cícero para população surda

O vereador Cícero Brito (MDB) apresenta projeto de lei com o objetivo de obrigar a instalação de visores eletrônicos em clínicas médicas, laboratórios, consultórios e demais locais para atendimento da população surda.

O texto já foi aprovado pela Câmara e, para virar lei, depende de sanção do prefeito. Ao apresentar a iniciativa, Cícero diz que pessoas com deficiência auditiva nem sempre estão acompanhadas nas consultas, por isso o visor eletrônico deverá mostrar o nome do paciente ou senha que o identifica.

Outro Projeto de Lei de sua autoria institui o Dia Municipal de Luta contra a Endometriose e a Semana de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Doença.

A endometriose é caracterizada por um crescimento anormal do endométrio fora da cavidade uterina. Silenciosa, pode acarretar problemas na vida de mulheres. A data visa chama atenção para formas de enfrentar a doença e possibilitar o acesso universal aos serviços públicos.

Cícero também cobra informações sobre pessoas em situação de rua na cidade, além de questionar as condições estruturais da ponte do Rio Atibaia. Ele ainda propõe campanha nos meios de comunicação da Prefeitura para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Prefeitura de Porto Alegre

Texto: Lara Santana (Estagiária)